A literatura brasileira, em suas primeiras manifestações, prende-se aos modelos literários trazidos pelos colonizadores portugueses, ocorrendo as primeiras entre 1500 a 1822.
MOMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA LITERATURA PORTUGUESA
POESIA
Trovadorismo> Lírica (cantigas de amigo e cantigas de amor); Satírica (cantigas de escárnio e cantigas de maldizer).
PROSA
Novalas de cavalaria; Hagiografias; Cronicões; Nobiliários
TEATRO
Mistérios; Milagres; Moralidades; Autos; Sotties.
A Cantiga da Ribeirinha tem sido apontada como a cantiga mais antiga.
Cantiga de amigo: lamento amoroso da moça cujo namorado partiu para guerra.
Cantiga de amor: o eu lírico é um homem que pergunta à amada por que ela não corresponde a seus sentimentos.
As cantigas de amor são mais bem trabalhadas do que as de amigo. A de amigo: ambientação rural; a de Amor, ambientes finos.
DIFERENÇA CANTIGAS AMIGO E CANTIGAS AMOR
Amigo:
Eu lírico feminino
Presença paralelismo
Lamento moça namorado partiu
Amor natural e espontâneo
Ambientação popular.
Amor:
Eu lírico masculino
Ausência paralelismo
Sofrimento eu lírico perante mulher idealizada e distante
Amor cortês
Ambientação aristocrática.
As cantigas de escárnio e maldizer: sátira; menos presas a modelos; crítica de costumes; alvo: clérigos devassos, cavaleiros covardes, prostitutas etc.
Na de maldizer o nome da pessoa satirizada é identificado. Na de escárnio, não.
Após a poesia, vieram a prosa e o teatro (no Renascimento séc. 16): poesia palaciana; prosa historiográfica; teatro. A poesia palaciana apresenta maior elaboração que as cantigas, os sentimentos do eu lírico são mais íntimos.
As prosas historiográficas são crônicas voltadas para os acontecimentos históricos de Portugal. O teatro sempre esteve ligado à Igreja, ilustrando passagens bíblicas. Com Gil Vicente o vínculo acabou (teatro leigo). Gil tinha uma missão moralizante e reformadora; não visava atingir as instituições, mas as pessoas inescrupulosas: o homem (independente classe, raça, sexo, religião) é egoista, falso, mentiroso etc. diante da carne e do dinheiro. Gil é o fundador do teatro português.
CLASSICISMO ou Quinhentismo (séc. XVI - 1500) é o nome que se dá à literatura produzida durante o Renascimento, inspirada na cultura greco-latina. O classicismo substitui a fé pela razão e põe o homem no centro (antropocentrismo). O homem medieval voltava para o espírito.
>> Contexto histórico do Classicismo:
- navegações e descobrimentos;
- formação Estados Modernos;
- Reforma;
- Revolução Comercial;
- Fortalecimento da burguesia;
- Teoria heliocêntrica (Copérnico).
Entre séculos 15 e 16 Portugal despontava na Europa - expansão marítima e comercial. Faltava-lhe grande obra literária: Os lusíadas, de Luís de Camões.
Temas de sua poesia lírica: neoplatonismo amoroso, reflexão filosófica e a natureza. Os lusíadas (1572) narra os feitos heróicos dos portugueses que se lançaram ao mar, numa época em que ainda se acreditava em monstros marinhos e abismos. A obra também retrata inquietações do autor quanto sentido de busca desenfreada dos portugueses por riquezas e poder.
Fonte: Português - Linguagens. William Roberto Cereja - 1º Ensino Médio - pg. 86 à 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário