segunda-feira, 30 de maio de 2011

5 Os lugares e as paisagens no tempo da sociedade

     Ao identificarmos as mudanças ocasionadas em um lugar, desvendamos também como a sociedade organiza o espaço onde vive, de forma a atender às necessidades existentes em cada época de sua história. Essas mudanças são provocadas pelo trabalho do ser humano em sociedade.
-Prédios que eram utilizados para determinada atividade ganham uma nova função, passando por reformas e adaptações. Outros, ainda, podem ser demolidos para dar lugar a novas construções.
-Ruas que no passado eram estritamente residenciais, ao longo dos anos, se tornam o endereço de lojas, escritórios, supermercados e de outros tipos de estabelecimentos comerciais.
-Avenidas são abertas, assim como pontes e viadutos são construídos para melhorar o tráfego urbano e rural.
-Florestas são devastadas para dar lugar a áreas agrícolas. Estas, por sua vez, podem ser ocupadas, em outras épocas, por loteamentos que darão origem a novos bairros de uma cidade.
     A sociedade provoca muitas mudanças nos lugares, no decorrer do tempo.
     Os lugares mudam porque a sociedade muda.
     A realidade da sociedade brasileira mudou muito com o passar do tempo.
     A sociedade pode provocar várias mudanças nos lugares, no decorrer do tempo. Muitas vezes, essas mudanças deixam marcas que podem ser visualizadas nas paisagens dos lugares.
     A observação atenta dos elementos presentes em uma paisagem permite identificar as transformações ocorridas em um lugar. Alguns desses elementos podem apresentar-se como testemunhos (marcas) de épocas passadas, em meio aos elementos mais recentes. Essas marcas podem ser observadas, por exemplo, na fachada de uma construção antiga próxima a prédios modernos; na árvore centenária no canteiro de uma moderna avenida; no velho chafariz junto a um terminal de ônibus recém-construído; ou, ainda, no trecho de uma mata fechada em meio a uma área de lavoura.
     Por meio da observação de uma paisagem é possível resgatar parte da história de um lugar, seja ele da cidade ou do campo.
     As fotografias antigas são utilizadas para reconstruir a história dos lugares e das pessoas. Elas permitem verificar como eram os elementos de uma paisagem no passado e, se forem comparadas com uma paisagem atual, também possibilitam identificar os elementos remanescentes, isto é, aqueles que restaram. É possível perceber o que mudou no lugar e o que permaneceu sem ser transformado. As fotografias antigas não são o único recurso para resgatarmos as transformações ocorridas na paisagem de um lugar. Temos pinturas em telas ou gravuras de artistas, textos de jornais e de revistas de épocas passadas, filmes e documentários antigos.
     No decorrer da história da humanidade, diferentes povos foram ocupando os continentes e se espalhando pela superfície terrestre. O ser humano foi modificando os elementos naturais das paisagens para construir suas moradias e desenvolver suas atividades. Os lugares foram perdendo as características originais e muitas paisagens passaram a apresentar uma predominância cada vez maior de elementos culturais. As paisagens podem ser transformadas para a construção de grandes cidades. Também são transformadas pela prática de diferentes atividades econômicas, como a agricultura.
     Apesar de o ser humano ter se apropriado de vastas extensões do planeta, atualmente ainda restam alguns poucos lugares que não foram modificados diretamente pela ação humana. São áreas da superfície terrestre que, devido às suas características naturais, dificultam a ocupação e a fixação humana.
     De acordo com as suas necessidades, o ser humano vem transformando praticamente todos os lugares do planeta. Quando se constrói uma usina hidrelétrica, o imenso lago formado pela barragem pode ser considerado um elemento cultural, pois, mesmo sendo composto pela água, que é um elemento natural, o reservatório foi criado pelo ser humano.
     CONCLUSÃO: a paisagem de um lugar pode passar por muitas transformações no decorrer do tempo. Essas transformações podem deixar marcas, por meio das quais é possível reconstituir o passado de um lugar, compreendendo melhor a maneira como o ser humano, historicamente, ocupa e organiza o espaço onde vive. As mudanças promovidas pela sociedade humana podem ser observadas em quase todas as paisagens terrestres, restando alguns poucos lugares que, ainda hoje, são pouco ou indiretamente alterados pelo ser humano.
     As telas e gravuras contam como eram os lugares e a vida das pessoas no passado.

Geografia. Projeto Radix. 6º ano. Valquíria Pires, Beluce Bellucci. São Paulo: Scipione, 2009. pg. 116 - 135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores