domingo, 26 de junho de 2011

PORTUGUÊS - 1. Linguagem, comunicação e interação

     Literatura é linguagem, é a arte da palavra.
     A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem.
     Linguagem: palavras, gestos, movimentos, expressões corporais e faciais.
     Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
     Linguagem verbal: palavra (falada ou escrita).
     Linguagem não-verbal: música, dança, mímica, pintura, fotografia, escultura...
     Linguagem mista: história em quadrinho, cinema, teatro, programas de TV...
     Linguagem digital: informações em meios eletrônicos (computador).
    Interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem. Locutor: o que produz a linguagem; Locutário: o que recebe a linguagem > ambos são interlocutores.
     A língua portuguesa é um código verbal. Código é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens: palavra, sinais de trânsito, buzinas de automóveis, código Morse... Os códigos são utilizados para comunicar com rapidez.
     O cartum é uma espécie de desenho humorístico ou anedota gráfica cujo objetivo é divertir o leitor e quase sempre fazer uma crítica a um tema da realidade.
     Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
     A Língua Portuguesa é falada em: Portugal, Brasil Moçambique, Angola, Cabo Verde, Macau, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste (9 países).
     Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
     Variedade padrão, língua padrão ou norma culta é a variedade linguística de maior prestígio social (livros, jornais, revistas, TV...). Variedade não padrão ou língua não padrão são todas as variedades linguísticas diferentes da padrão (gíria, regional...). A gíria é uma das variedades da língua. Quando restrita a uma profissão: JARGÃO.

Português linguagens - William Roberto Cereja - Editora Atual

Um comentário:

Seguidores