domingo, 26 de junho de 2011

PORTUGUÊS - 4. Introdução aos gêneros do discurso

   Os textos são produzidos em situações e contextos diferentes, cada um cumprindo uma finalidade específica. Estes textos constituem os gêneros textuais. Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação. Na esfera artística e cultural - que são utilizados com finalidade estética e artística - há os gêneros literários. De acordo com a classificação clássica, a literatura é organizada em três gêneros literários básicos: lírico, épico, dramático.
   Gênero lírico - manifestação de um eu lírico, que expressa seu mundo interior, suas emoções, ideias e impressões. É um texto subjetivo, com predominância de pronomes e verbos em 1ª pessoa e que explora a musicalidade das palavras.
   Gênero épico - um narrador conta uma história que envolve terceiros. Distanciamento entre narrador e assunto tratado. Verbos e pronomes na 3º pessoa. São geralmente longos e narram histórias de um povo ou nação: aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos, em tom de exaltação e valorização. Os poemas épicos: epopéia.
   Gênero dramático - expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. São escritos para serem encenados no palco.
   Gêneros narrativos modernos: romance, novela, conto, crônica, roteiro de cinema - prerstam-se a contar uma história ficcional.
   As palavras ou os enunciados são denotativos quanto apresentam o sentido do dicionário; são conotativos quando apresentam sentido figurado, determinado pela situação.

Português linguagens - William Roberto Cereja - Editora Atual  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores