quinta-feira, 14 de julho de 2011

PORTUGUÊS – 27. A linguagem do Arcadismo

            Se observarmos a história da cultura, veremos que cada novo momento opõe-se ao anterior. O homem parece estar sempre insatisfeito com o rumo dos acontecimentos do seu tempo e, por isso, rompe com o presente, propondo algo novo. Porém, ao analisarmos o novo, notamos que muitos de seus elementos são mais antigos que os abandonados. É o velho que, misturado a certas tendências, volta à tona como novidade. Assim ocorreu com a cultura e a arte do século 18. Depois da onda de religiosidade e fé que se seguiu à Contra-Reforma – cuja expressão artística foi o Barroco –, houve um reflorescimento das tendências artístico-cientificas que haviam marcado o Renascimento.
            No século 18, as transformações que ocorriam no plano político e social – o fortalecimento político da burguesia, o aparecimento dos filósofos iluministas, o combate à Contra-Reforma, entre outras – exigiam dos artistas uma arte que atendesse às necessidades de expressão do ser humano naquele momento. O Neoclassicismo, também conhecido como Arcadismo, foi a resposta artística que a burguesia pôde dar a essa necessidade. Neste século, os esforços dos artistas e intelectuais concentraram-se no combate tanto à mentalidade religiosa quanto às formas de expressão do Barroco.
            Cláudio Manuel da Costa foi o fundador do Arcadismo no Brasil.
            Equivalente a bucolismo, o fugere urbem (fuga da cidade) traduz uma vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos. O áurea mediocritas (vida medíocre materialmente, mas rica em realizações espirituais) é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste da cidade.
            A literatura árcade foi bastante influenciada pelas ideias do Iluminismo, movimento filosófico que, entre outras coisas, defendia o uso da razão, a igualdade de direitos entre os cidadãos e a liberdade de expressão.
            O Neoclassicismo ou Arcadismo é um movimento literário que procura resgatar os princípios do Classicismo do século 16. Além dos temas do Classicismo, o Arcadismo também incorpora entidades da mitologia pagã e imita os procedimentos formais daquele período.
            Nos poemas árcades, o poeta não fala dos seus próprios sentimentos. Ele sempre dá voz a um pastor, que confessa seu amor a uma pastora e a convida para aproveitarem a vida em meio à natureza (carpe diem).
            O cientificismo teve grande importância na vida cultural do século 18. Este século é chamado de Século das Luzes ou Idade da Razão. A luz sugere que todos podem obter conhecimento por meio da ciência. O iluminismo combate a mentalidade religiosa imposta pela Contra-Reforma, as sombras representam a fé, ou seja, a crença sem comprovação científica.

Português – Linguagens. William Roberto Cereja. Editora Saraiva. Capítulo 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores