segunda-feira, 11 de julho de 2011

PORTUGUÊS - 6. Língua: uso e reflexão. Introdução à estilística: figuras de linguagem

Eu lírico é a voz que fala no poema.
Figura de linguagem é uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas. É empregada quando se quer tornar mais expressivo o que se quer dizer. São utilizadas tanto na língua escrita quanto na falada: criam significados diferentes.
Comparação é a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um sejam atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem, etc.
Metáfora é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhé comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, intersecção entre dois termos.
Metonímia é a figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, inclusão, implicação. Ocorre quando empregamos:
- o efeito pela causa e vice-versa:
Conseguiu sucesso com determinação e SUOR (trabalho)
- o nome do autor pela obra:
Ler GUIMARÃES ROSA é desafiante (a obra)
- o continente (o que está fora) pelo conteúdo:
Você já tomou DOIS COPOS, agora chega. (a bebida)
- a marca pelo produto:
Para dar brilho, use BOMBRIL (uma palha de aço)
- o concreto pelo abstrato:
Trata-se de um papo-CABEÇA (intelectual)
- o lugar pelo produto característico de determinado local:
Quero tomar um PORTO na temperatura certa (vinho do Porto)
- a parte pelo todo:
Nunca tive um TETO próprio (casa).
- o singular pelo plural: o FRANCÊS cultiva a arte culinária (os franceses).
- a matéria pelo objeto: Ao cair da tarde, o BRONZE soa lento e triste. (o sino).
Antítese é a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido: Te faz BEM tanto quanto MAL...
Paradoxo é a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, embora opostas quanto ao sentido, se fundem em um enunciado: ...é ferida que se dói e não se sente, é um descontentamento contente...
Personificação ou prosopopéia é a figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações próprios dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais. Nas fábulas a personificação é abundante, uma vez que nelas os animais falam, pensam, brigam, têm sentimentos, emoções.
Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero: Queria querer gritar setecentas mil vezes...
Eufemismo é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável ou chocante: Entregar a alma a Deus. (morrer).
Ironia é a figura de linguagem que consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

Português - Linguagens. William Roberto Cereja. 1º ano Ensino Médio - Editora Atual.

Um comentário:

Seguidores