sábado, 16 de abril de 2011

SOCIOLOGIA - 1º Bimestre

Os primeiros sociólogos. O francês Augusto Comte é considerado o pai da Sociologia. Dizia que a sociedade deveria ser considerada como um organismo vivo. Atribuía importância à noção de consenso às ideias e crenças comuns, partilhadas). Com seu "método positivo" de conhecimento procurou formular as leis gerais que regem a sociedade.
Com Émile Durkheim a Sociologia passou a ser considerada uma ciência. Demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Pretendia fazer da Sociologia uma ciência como a Física ou a Biologia. Para ele, os fatos sociais devem ser considerados como coisas (algo objetivo). Os fatos sociais têm existência e são capazes de obrigar as pessoas a se comportarem (hábitos, costumes, regras) desta ou daquela maneira. São fatos fundamentais: o modo de se vestir, a língua, o sistema monet´rio, a religião, as leis etc.ou seja, o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Assim, o fato social tem:
- generalidade: é comum a todos os membros de um grupo ou à sua grande maioria;
- exterioridade: é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade;
- coercitividade: os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
A contribuição de Max Weber. Diferentemente de Durkheim, Weber via a dimensão subjetiva nos fatos humanos (consciência e intenção). É importante interpretar o sentido que as pessoas atribuem às próprias atitudes. É o método interpretativo. 
Ação social para Weber é uma modalidade de conduta dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas. Nem toda ação é social (pessoas se cruzando nas ruas). Quando há um cumprimento ou diálogo, há ação social.
A objetividade na análise sociológica. Diz-se que uma pessoa é objetiva quando ela é capaz de considerar um fenômeno sem ideias preconcebidas, sem que se deixe levar po razões pessoais e subjetivas.  Precisa haver neutralidade em relação o fenômeno ou objeto estudado. A objetividade é mais difícil de conseguir nas Ciências Sociais do que nas Ciências Exatas. Há dificuldade em submeter as teses sociais à experimentação. 
Para Karl Marx, o sociólogo está envolvido pelos fatos sociais desde que nasce; é produto das relações que o ligam a determinados grupos; não pode ser neutro. A sociedade está dividida em classes, como a burguesia e o proletariado, lutando cada qual por seus interesses. A história da humanidde é a história da luta de classes. Para Durkheim estas manifestações eram sintomas de uma "doença" da sociedade, chamada de "anomia" perda de regras ou de normas corretas de conduta social). Para Marx o sociólogo não poderia ser neutro nas lutas, mas defender o proletariado, para se conseguir o socialismo.
A objetividade de Max Weber. Discordava de Durkheim e de Marx. Para ele é necessário separar o conhecimento científico dos julgamentos morais, ou juízos de valor. Cabe ao cientista assumir uma posição de neutralidade. É a objetividade que faz da Sociologia uma ciência. Como Ciência, a Sociologia pode: aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si e da sociedade; contribuir para a solução de problemas que os atingem.
As relações sociais. relação social é a forma assumida pela interção social em cada situação concreta: professor e aluno (relação pedagógica); comprador e vendedor (relação comercial). Há ainda relações políticas, religioss, culturais, familiares etc. A relação social tem por base um comportamento recíproco entre duas ou mais pessoas. 
Processos sociais. quando pessoas unem-se para realizar cooperativamente uma ação, temos aí um processo social. Processo social indica interação social, movimento, evolução, mudança nas relações sociais e na sociedade. 
Processos associativos e dissociativos. os processos sociais podem ser associativos (reunião) ou dissociativos (separação). Os associativos geram laços de solidariedade (cooperação, acomodação, assimilação). Os dissociativos geram tensões no interir da sociedade (competição, conflito).
Cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. Cooperaçõ direta: ações que as pessoas realizam juntas mutirão). Cooperação indireta é aquela em que as pessoas necessitam indiretamente uma das outras por não serem autossuficientes (um médico e um lavrador, onde o lavrador produz alimento que o médico consome e o médico cuida da saúde do lavrador) relação de complementariedade.
Competição. é uma forma de interação que envolve luta ou disputa por bens limitados ou escassos. Pode levar indivíduos a agir uns contra os outros em busca de uma situação melhor (passar em vestibular, concurso, torneio esportivo etc). Tende a excluir o uso da força e da violência.
Conflito. quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. consiste em uma luta por bens, valores ou recursos escassos, na qual o objetivo dos contendores é neutralizar ou aniquilar seus oponentes. Envolve, em maior ou menor escala, o emprego da violência.
Terrorismo. o conflito pode levar ainda a outra forma extrema de violência: o terrorismo, resultado de situações extremas de opressão ou exclusão de grupos sociais, políticos, étnicos, nacionais ou religiosos. Enquanto todas as formas de conflito levam a uma solução, o mesmo não ocorre com o terrorismo. Ele procura destruir o adversário sem medir as consequências. Hoje, o terrorismo encontra adeptos entre pessoas e grupos que se sentem excluídos num mundo que está se globalizando rapidamente.
Acomodação. quando num conflito o vencido acata as condições do vencedor e adota uma posição de subordinação, há a acomodação: a escravização é um exemplo; quando alguém cumpre uma lei também. Trata-se de uma solução superficial do conflito, pois este continua latente, pode voltar a se manifestar. Os escravos não aceitaram, apenas se acomodaram à situação. A acomodação é o ajustamento de indivíduos ou grupos apenas nos aspectos externos de seu comportamento. Ela atenua ou previne o conflito. Mas este só desaparece com a assimilação.
Assimilação. é a solução definitiva e mais ou menos pacífica do conflito social. É um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes. Implica transformações internas de forma inconsciente e involuntária. Mudam-se as maneiras de pensar, sentir e agir. Dá-se por imitação em processo longo e complexo: imigrante que se integra inteiramente à sociedade que o acolhe. Implica uma transformação do sentimento de identidade.
Como os seres humanos se agrupam? um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação, mas, além disso, o grupo é, fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida. Enquanto não se estabelecer a interação não existe grupo social. Uma fila de ônibus não é um grupo social, pois não há interação entre os indivíduos. Assim, grupo social sempre significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em interação. Para a Sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros: família, igreja, clube, nação etc.
Características dos grupos sociais: pluralidade de indivíduos; interação social; organização; objetividade e exterioridade; conteúdo intencional ou objetivo comum; consciência grupal ou sentimento de 'nós'; continuidade (há grupos de duração efêmera, que aparecem e desaparecem com facilidade, exemplo mutirões para construção de casas).
Os grupos sociais classificam-se em: primários, secundários e intermediários:
.primários: família, vizinhos, grupo de lazer.
.secundários: igrejas e partidos políticos.
.intermediário: escola.
Agregados sociais. é uma reunião de pessoas aglomeradas de forma momentânea e dotadas de um fraco sentimento grupal embora mantendo entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. Não é organizado, nem tem hierarquia.
Tipos de agregados sociais: multidão, público, massa.
MULTIDÃO. Exemplo - um grupo de pessoas observando um incêndio ou reunidas em um parque numa tarde de sol. Características da multidão: falta de organização; anonimato; objetivos comuns; indiferenciação; proximidade física.
PÚBLICO. é um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos: competição esportiva, peça teatral, show musical. A integração dos indivíduos que formam o público e geralmente intencional. Na multidão, a integração é ocasional.
MASSA. as pessoas que assistem ao mesmo programa de tv, veem o mesmo anúncio num cartaz ou leem em casa o mesmo jornal constituem uma massa. Como não obedece a normas, o processo de formação da massa é espontâneo. Ao contrário da massa, o público não tem uma atitude passiva diante da mensagem que recele; ele opina, por meio de vaias, palmas, críticas, debates e discussões. De modo geral, o grupo de indivíduos que se comporta como massa tende a ser manipulado, pois, na maioria das vezes, reage de forma espontânea, impensada, sem ter consciência de grupo. O homem-massa se sente à vontade quando é igual a "todo o mundo", isto é, à massa indiferenciada. Com o conformismo típico da sociedade de massa, o indivíduo deixa de ser ele próprio, tornando-se totalmente igual aos demais e como os outros querem que ele seja. As pessoas na sociedade de massa sofrem uma "lavagem cerebral", conformando-se com o que essa sociedade lhes impõe. Nessa sociedade os indivíduos é levado a fazer do consumo um ideal de vida.
Como se sustentam os grupos sociais? As forças que mantém os grupos são: liderança, normas, sanções, símbolos e valores sociais.
Liderança. é a capacidade de alguém de chefiar um grupo de indivíduos em qualquer ação. Há 2 tipos de liderança: a institucional (gerente de fábrica, chefe de família, diretor escola) e a pessoal (se origina de qualidades pessoais: inteligência, poder de comunicação, atitudes etc.). São exemplos de líderes pessoais carismáticos: Fidel Castro, Getúlio Vargas, Adolf Hitler.
O líder desempenha um papel integrador entre os membros, transmitindo-lhes ideias, normas etc. É respeitado por todos os membros do grupo. As regras que servem de conduta ao grupo são as normas sociais. Elas indicam o que é 'permitido' e o que é 'proibido'. Já a sanção social é uma recompensa ou punição diante do comportamento do indivíduo, que pode ser aprovativa (aplausos, promoções etc.) ou reprovativa (vaia, prisão etc.).
Símbolos. A cruz (para católicos) significa fé; bandeira simboliza nação; pomba branca simboliza paz etc. Um símbolo é algo que representa ou substitui uma coisa.  O símbolo tem valor ou significado pelas pessoas que o utilizam. Qualquer coisa pode tornar-se um símbolo. O preto simboliza o luto. Entre os orientais é o branco. Os símbolos são convenções. Cada sociedade utiliza os seus. A linguagem também é um conjunto de símbolos. A criança amadurece e se socializa à medida que aprende a usar símbolos. Todo comportamento humano é simbólico e todo comportamento simbólico é humano. Animais não utilizam símbolos. Sem o símbolo não há cultura.
Valores sociais. a sociedade estabelece o que é desejável, proibido, bonito, feito, certo e o errado - são os valores sociais. Os valores sociais variam no espaço e no tempo (época, geração, sociedade). O trabalho doméstico era feminino, agora é dividido entre o casal.
Valores em conflito. devido à pluralidade de valores é comum pessoas que não conseguem se entender em relação a certas questões (religião, política, moral, etc). Isso porque elas têm escalas de valores diferentes. Exemplo: opinião de pais e filhos que geram choques de geração. Isso ocorre porque os jovens tendem a acompanhar e aceitar mais facilmente do que os velhos as mudanças atuais.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto. Parabéns pela iniciativa. A mim foi de grande utilidade. Obrigado!

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