segunda-feira, 18 de abril de 2011

SOCIOLOGIA - 2º Bimestre

A vida nas grandes cidades tem muitas vantagens. Mas, de vez em quando, muitos de seus habitantes se cansam do ritmo vertiginoso que as caracteriza, da poluição, do excesso de trabalho, da falta de tempo para pensar em si mesmos, da violência urbana, do trânsito caótico, da solidão, da ausência de solidariedade entre as pessoas, etc.
Só se pode falar em comunidade quando se está diante de grupos sociais ligados por laços afetivos - e não por vínculos impessoais, como ocorre nas grandes cidades.
Características comuns às comunidades: nitidez (limites territoriais, onde começa e onde termina); pequenez; homogeneidade; relações pessoais (contatos primários).
Assiste-se hoje nas grandes cidades de todo o mundo à formação de tribos urbanas, como os punks, os surfistas, os rappers, as gangues de periferia. São microgrupos geralmente ligados por interesses momentâneos.
Com seu estímulo ao consumo e à competição desenfreada, a economia capitalista, dinâmica e tecnologicamente inovadora, colabora para reforçar a cultura do individualismo e o isolamento. A satisfação individual é colocada acima de qualquer obrigação comunitária. Igualmente preocupante são as consequências ecológicas do afrouxamento dos laços de solidariedade e da primazia atribuída ao consumo.
Algumas características da sociedade contemporânea atuam no sentido de desagregar valores cultivados (solidariedade, vida familiar, igualdade de oportunidades, participação política etc.).
Um dos fundamentos do regime democrático é o conceito de cidadania. Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativmente de todas as questões da sociedade. A ideia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. A noção de cidadania teve suas origens na Grécia e Roma antigas. Como termo político, cidadania significa exercício de direitos, compromisso ativo, participação política, responsabilidade. Na base do conceito de cidadania estão as noções de liberdade e de igualdade. Cidadania é o direito de se ter uma ideia e poder expressá-la.
A noção de igualdade estabelece que todos são iguais perante a lei. O princíoio da 'igualdade de oportunidades' é negado desde o nascimento. A própria cidadania se vê hoje ameaçada pelo crescimento das desigualdades sociais, especialmente nos países pobres e emergentes. O conceito de equidade engloba o de igualdade, mas vai além dele. A sociedade civil é formada pelas organizações privadas sem fins lucrativas que se estabelecem fora do mercado de trabalho e do governo, mas que têm importante presença na vida política. As Organizações Não Governamentais compõem, no interior da sociedade civil, o núcleo do que se poderia chamar de terceira esfera, situada entre o Estado (esfera pública) e a sociedade (espera privada). As ONGs mobilizam e estimulam comportamentos solidários, dedicando-se a questões como ecologia, paz e alfabetização.
Raça. A raça é um conceito usado vulgarmente para categorizar diferentes populaçõe de uma espécie biológica por suas características fenotípicas (ou físicas). O conceito de raças humanas foi usado pelos regimes coloniais e pelo apartheid (na África do Sul), para perpetuar a submissão dos colonizados. Esta definição é uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham, graças a uma cultura racista, sentidos, valores e significados distintos. Tradicionalmente, os seres humanos foram divididos em três ou cinco grandes grupos de linhagem (dependendo de interpretação), mas a denominação de cada um tem variado ao longo do tempo: mongolóide, caucasóide, negróide, australóide e cipóide.
Opressão social. é um conceito que descreve uma relação de dominação e subordinação entre grupos ou categorias de indivíduos, na qual o grupo dominante beneficia-se com o abuso, a exploração e a injustiça sistemáticos praticados contra o grupo subordinado. Raça tem sido frequentemente definida como um agrupamento, ou classificação, baseado em variações genéticas na aparência física, sobretudo na cor da pele. Etnicidade é um conceito que se refere a uma cultura e estilo de vida comuns, especialmente de forma refletida na linguagem, maneiras de agir, formas institucionais religiosas e de outros tipos, na cultura material, como roupas e alimento, e produtos culturais como música, literatura e arte. Etnocentrismo refere-se aos julgamentos negativos que membros de uma cultura tendem a fazer sobre todas as demais. O etnocentrismo é como um prisma, através do qual tudo é percebido e interpretado em relação a um único arcabouço cultural, com exclusão de todas as demais possibilidades. pg. 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores