segunda-feira, 28 de março de 2011

BIOLOGIA - 12. Histologia animal

                Nos unicelulares, como o corpo todo do indivíduo é formado por uma única célula, esta realiza todas as funções necessárias à conservação da vida, incluindo a reprodução, que possibilita a preservação da espécie.
                Nos multicelulares ocorre a formação de grupos especializados que realizam determinadas funções. Uma divisão de trabalho entre as células. Cada conjunto especializado de células constitui um tecido. Nem todo multicelular forma tecido. É o que acontece com os fungos, algas e esponjas.
                Os tecidos se reúnem formando órgãos, podendo estes formar conjuntos maiores, denominados sistemas.
                O ramo da Biologia que estuda os tecidos é a Histologia. Grupos de tecidos: tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos, tecidos musculares e tecido nervoso.
TECIDOS EPITELIAIS, ou epitélios, são formados por células justapostas, com pouca ou quase nenhuma substância intercelular. As células epiteliais formam a pele, o cabelo e as unhas. Podem se originar do: ectoderme, mesoderme e endoderme.
Os tecidos epiteliais podem ser divididos em dois grupos:
- de revestimento (interno ou externo);
- glandular.
O tecido epitelial de revestimento pode ser:
- simples – quando é formado por uma só camada de células;
- estratificado – quando é formado por mais de uma camada de células.
Os epitélios não possuem vasos sanguíneos e todos estão assentados em tecido conjuntivo, que trazem oxigênio e nutrientes que se difundem para as células do tecido epitelial.
Entre o tecido conjuntivo e o tecido epitelial existe a lâmina basal. Na superfície livre de células dos epitélios de revestimento ocorrem microvilos e cílios. Microvilos são projeções em forma de dedo de luva, que determinam grande aumento d superfície livre das células. Cílios são estruturas alongadas, numerosas, que apresentam movimentos responsáveis por deslocar partículas em uma única direção na superfície da célula.
Epitélios glandulares. Constituem as glândulas, estruturas dotadas da capacidade de produzir certas substâncias denominadas secreções, ricas em proteínas, em lipídios ou carboidratos e proteínas. As glândulas estão sempre envoltas por tecido conjuntivo, do qual recebem nutrientes e oxigênio.
                Pode-se classificar as glândulas em:
Exócrinas – as glândulas que possuem ductos que conduzem a secreção até a superfície do epitélio.
Endócrinas – nas glândulas que não possuem ductos e suas secreções, chamadas hormônios, são transportadas pelo sangue. São exemplos de glândulas endócrinas a hipófise, a glândula tireóidea e as adrenais.
                Existe um outro tipo de glândula que é chamada mista, pois numa mesma glândula há regiões endócrinas e regiões exócrinas. Essa glândula mista é o pâncreas.
TECIDOS CONJUNTIVOS. Tipos de tecido conjuntivo: tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso. Tipos de fibras que ocorrem nos espaços intercelulares dos tecidos conjuntivos: colágenas, elásticas e reticulares.
                Quando o tecido conjuntivo é constituído por células que armazenam gorduras, recebe o nome de tecido adiposo.
Tipos de tecido conjuntivo:
Tecido frouxo – com fibras pouco compactadas;
Tecido denso – com fibras bem compactadas;
Tecido adiposo – rico em células de gordura.                                                                                                                                     
Outros dois tipos de tecido conjuntivo: ósseo e cartilaginoso.
                O tecido ósseo é o principal constituinte dos ossos, que, em conjunto, constituem o esqueleto, responsável pela sustentação do corpo. Os ossos participam da movimentação do corpo, da produção de células do sangue e é reservatório de cálcio. Com a idade, há a possibilidade de haver perda de cálcio dos ossos, o que causa uma doença chamada osteoporose. Os ossos são órgãos ricos em vasos sanguíneos e nervos. Possuem dois tipos de medula: a vermelha (com função de produtor de células do sangue) e a amarela (constituída por tecido adiposo).
Tecido cartilaginoso. Também exerce função de sustentação. Tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem hialina ocorre no nariz, nas articulações, nos anéis da traquéia e dos brônquios. A cartilagem elástica é encontrada no pavilhão auricular (orelha externa), na laringe e na tuba auditiva. A cartilagem fibrosa ocorre nos discos intervertebrais e nas articulações de ossos.
TECIDOS MUSCULARES. O tecido muscular possibilita a movimentação do corpo e outros movimentos, como o batimento do coração e os movimentos peristálticos do esôfago, estômago e intestinos. Tipos de tecido muscular: o não-estriado (liso) e o estriado esquelético. O tecido estriado esquelético forma músculos que podem contrair-se na dependência de nossa vontade. O tecido não-estriado forma os músculos involuntários, ocorrendo em estruturas como as artérias, o esôfago, o estômago e os intestinos. Outro tecido muscular: o estriado cardíaco, presente apenas no coração, formando o miocárdio.
Tecido muscular:
Não-estriado – ocorre, por exemplo, no estômago e nos intestinos;
Estriado esquelético – forma músculos que se prendem ao esqueleto;
Estriado cardíaco – forma o miocárdio.
TECIDO NERVOSO. Forma os órgãos que, em conjunto, constituem o sistema nervoso. Com o sistema hormonal, coordena e controla todas as funções do organismo. As células principais do tecido nervoso são os neurônios. São todos iguais. O neurônio tem a função de receber e transmitir estímulos provenientes do meio e de outros neurônios.
Observações: o sangue exerce função vital, que consiste em transportar os nutrientes e o oxigênio para todas as células do corpo, transporta o gás carbônico e as excretas que deverão ser eliminadas do organismo. Sua parte líquida é o plasma, constituído de água e proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, glicose, vitaminas e hormônios. O sangue também possui: as hemácias, vermelha, responsável principalmente pelo transporte do oxigênio; leucócitos (defesa do organismo contra o ataque de microrganismos e causadores de doenças; plaquetas (coagulação sanguínea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog