quinta-feira, 24 de março de 2011

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR NA APRENDIZAGEM DOS FILHOS

Estudo aumenta a renda, reduz a criminalidade e a desigualdade de renda, tem impactos positivos sobre a saúde de diminui até o risco de vitimização pela violência urbana.
Alunos que leem mais têm desempenho melhor, importando pouco o que leem: livros, jornais ou revistas. Alunos que tiveram pais que leram para eles na tenra infância têm melhor desempenho.
Pesquisas revelam que o fator mais importante para o aprendizado das crianças é o nível educacional de seus pais. A escolarização dos pais é mais importante do que a escolarização dos professores ou a renda dos pais.
Não há comprovação de que os métodos de aceleração de desenvolvimento cognitivo para bebês, sejam eles quais forem, tenham qualquer impacto. Não há, igualmente, impactos positivos para os bebês que freqüentam creches. Há, sim, impactos significativos e bastante relevantes para as crianças que freqüentam a pré-escola.
Aquilo que acontece dentro de casa é mais importante do que a escolha da escola (particular ou não).
O mais importante que os pais podem fazer, porém, está dentro de casa. O acesso e o apreço a bens culturais, especialmente livros, são fundamentais. A quantidade de livros que o aluno tem em casa é apontada, em diversos estudos, como uma das mais importantes variáveis explicativas para seu desempenho.  É necessário que o aluno viva em um ambiente em que o conhecimento é valorizado.
Pais envolvidos com a vida escolar dos filhos e que os incentivam a fazer o dever de casa têm impacto positivo (curiosamente, o envolvimento dos pais no ambiente escolar tem se mostrado irrelevante).
Aluno que falta à aula e, em geral, aluno que aprende menos. Outro fator negativo é o trabalho: alunos que trabalham além de estudar aprendem menos.
Ter computador em casa também tem resultados mensuráveis sobre o aprendizado. Quem pode comprar um que o faça.
Na educação, o impacto da autoestima é incerto: de catorze estudos analisando o assunto, só em metade se viu relação positiva entre autoestima e aprendizado.
Os fatores que têm impacto sobre o aprendizado são outros: gostar de estudar, ter maior motivação, aspirações de futuro mais ambiciosas, persistência e consistência são todas variáveis que estão correlacionadas a melhores notas.
Mas, o que mais importante, embora imensurável, o pai possa dar a seu filho é o amor.

Fonte: revista Veja – 16 fevereiro 2011 (páginas 94-95).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog