quarta-feira, 30 de março de 2011

BIOLOGIA – 16. Fungos

Os fungos são eucariontes hererótrofos e incorporam seus alimentos por absorção. São multicelulares ou unicelulares. Os fungos e as bactérias, ambos animais saprófagos (ser que se alimenta do material podre ou em decomposição), ocupam o nível de decompositores em um ecossistema. Fungos saprófagos – absorvem nutrientes de matéria orgânica em decomposição. Fungos parasitas – absorvem nutrientes de organismos vivos (micose, ferrugem do cafeeiro).
FUNGOS E MUTUALISMO. Além dos fungos saprófagos e dos parasitas, existem ainda aqueles que vivem em associação mutualística, como a maoiria dos liquens, associações entre fungos e algas.
ESTRUTURA BÁSICA DE FUNGO MULTICELULAR. A parte normalmente visível nos fungos comuns é o cogumelo. No entanto, grande parte do corpo do fungo localiza-se dentro do substrato (terra). Os fungos apresentam parede celular constituída de quitina, substância encontrada em alguns animais. Não há semelhança com a parede celular dos vegetais, que é constituída de celulose.
FUNGOS E SER HUMANO. Muitos cogumelos são bons alimentos, mas existem espécies venenosas. Os mais importantes medicamentos obtidos a partir de fungos são os antibióticos (penicilina). Os antibióticos: tratamento de doenças causadas por bactérias. Outras substâncias de grande importância: fermentação. A ação de fungos muitas vezes pode provocar o apodrecimento de frutos. A maioria dos fungos realiza respiração aeróbia.
Micoses. As doenças animais causadas por fungos têm o nome geral de micoses: do rosto, do couro cabeludo, das unhas (pé de atleta). Na mucosa da boca é conhecida como ‘sapinho’. As micoses podem se instalar dentro do organismo.
CLASSIFICAÇÃO E REPRODUÇÃO DOS FUNGOS. Nos fungos a reprodução é feita por:
 - esporos assexuados – formados por mitose.
 - esporos sexuados – formados por meiose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog