segunda-feira, 28 de março de 2011

O FIM DA REPETÊNCIA

O MEC agora recomend às escolas que deixem de reprovar os alunos nos primeiros anos de ensino, como já ocorre em outros países. Será que vai funcionar no Brasil?
Uma nova diretriz do Ministério da Educação pode levar a uma transformação radical nas escolas brasileiras - públicas e particulares. Trata-se de abolir a repetência até o 3° ano do ensino fundamental, fase crucial da vida escolar, em que as crianças são alfabetizadas e começam a cultivar curiosidade pelos estudos.
Países que aplicam modelo semelhante, como França e jação, têm alcançado ótimos resultados, renovando o interesse pela sala de aula entre os alunos com mais dificuldade e reduzindo a evsão escolar. Mas eles só chegaram lá à custa de exaustiva vigillância sobre os mais atrasados, muitas atividades de reforço, além de um pelotão de professores de alto nível. Não basta banir a reprovação, é preciso dar condições reais para a criança avançar.
O brasil registra uma das mais altas taxas de reprovação do mundo, em torno de 11%, número que ombreia com o dos africanos.
Fonte: revista veJa 23 fevereiro 2011. p. 92

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog