sábado, 26 de março de 2011

BIOLOGIA - 10. Núcleo e divisão celular

Existem células:
Mononucleadas – com apenas um núcleo.
Binucleadas – com dois núcleos.
Multinucleadas – com muitos núcleos.
Anucleadas – sem núcleo.
O núcleo pode não ser central, nem arredondado.
O paramécio é um protozoário cuja célula possui dois tipos de núcleos, um relativamente grande e outro bem menor, conhecidos respectivamente por macronúcleo e micronúcleo. O micronúcleo controla a reprodução sexuada e assexuada e o macronúcleo controla os demais processos vitais da célula.
Quando em uma célula ocorrem dois núcleos diferentes quanto à forma, eles são também diferentes quanto à função.
As hemácias humanas, como as dos outros mamíferos em geral, embora possuam núcleo quando são produzidas, são anucleadas (sem núcleo) quando adultos. Nos outros vertebrados as hemácias nunca perdem o núcleo. Células anucleadas não têm capacidade de divisão e possuem curta duração.
Quando a célula não está em divisão, o núcleo apresenta toda a sua estrutura organizada e em condições de ser estudada. Falamos, então, em núcleo interfásico, formado por carioteca, nucleoplasma, nucléolo e cromatina.
Carioteca significa envoltório do núcleo ou envoltório nuclear. É uma membrana dupla: uma interna e uma externa (separadas pelo espaço perinuclear) que separa o material nuclear do citoplasma. São lipoprotéicas.
O nucleoplasma é toda a massa fluida limitada pela membrana interna da carioteca.
O nucléolo é constituído principalmente por DNA, proteínas e um tipo especial de RNA chamado ribossômico (escreve-se RNAr). Um núcleo pode conter mais do que um nucléolo.
O interior do núcleo é praticamente todo preenchido por uma mancha fracamente corada. O DNA associado a proteínas histonas é chamado cromatina.
Quando a célula vai entrar em divisão, de cada filamento de DNA forma-se outro e ambos ficam unidos pelos centrômeros. Os cromossomos abrigam as unidades responsáveis pela transmissão das características hereditárias: os genes. Cada gene ocupa um determinado lugar: loco gênico. As células que formam o corpo são chamadas células somáticas, as quais apresentam 46 cromossomos e possuem os cromossomos em pares. Os cromossomos que formam um par: cromossomos homólogos. Todas as células que formam o corpo humano possuem 23 pares de cromossomos homólogos: 46 cromossomos.
Nos animais, as células que se destinam à reprodução sexuada são denominadas gametas: espermatozóide e óvulo.
Os gametas apresentam apenas metade do número de cromossomos da célula somática. Eles apresentam apenas um dos cromossomos de cada par de homólogos.
As divisões, por meio das quais o organismo cresce e repõe suas perdas, são feitas por um tipo de divisão celular: mitose. Na mitose (outra forma de divisão celular) uma célula inicial divide-se dando origem a duas células com o mesmo número de cromossomos da célula inicial.
Na espécie humana, cada célula somática possui 46 cromossomos e, ao se dividirem por mitose, cada uma dará origem a duas outras, também com 46 cromossomos.
Enquanto na mitose o número de cromossomos se mantém constante, na meiose, de cada célula são produzidas quatro células. É o tipo de divisão que acontece na formação dos gametas: 46 cromossomos dá 4 grupos de 23 cromossomos.
A mitose pode ser dividida em dois momentos:
- cariocinese – divisão do núcleo;
- citocinese – divisão do citoplasma.
As fases da mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A principal característica da meiose é a redução pela metade do número de cromossomos da célula-mãe. A meiose ocorre por duas divisões sucessivas: a meiose I e a meiose II.
Curiosidade: o retículo endoplasmático é responsável pelo armazenamento e liberação de cálcio dentro do núcleo.

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!! A QUEM FEZ ESSE RESUMO EO TORNOU PÚBLICO!!! ME AJUDOU MUITO FICO GRATO DESDE JA MEU OBRIGADO E QUE CONTIUNUE ASSIM AJUDARA MUITA GENTE AINDA VALEU!!!
    Obs: VC PODERIA ME PASSAR SEU MSN OU M ADD GOSTARIA MUITO DE TER CONTATO COM VOCÊ!?
    O MEU MSN É : stansley10@hotmail.com
    OBRIGADO!!

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog